Scroll Top

.               

como fazer backup wordpress pelo cpanel – e como restaurar

Você demorou meses preparando seu site , otimizando testando temas e plugins , elaborando diversas páginas de captura e conversão , muita postagem de conteúdo . Enfim depois de muito tempo ele agora está quase perfeito . [...]

Saiba como fazer backup wordpress pelo cpanel

Você demorou meses preparando seu site , otimizando testando temas e plugins , elaborando diversas páginas de captura e conversão , muita postagem de conteúdo .  Enfim depois de muito tempo ele agora está quase perfeito ( ou ainda não hehe ) .   De repente uma tragédia :  o site está corrompido ou foi atacado  e está fora do ar.  o que você faz ?

 

Desesperado.gif

Bem , não ficará desesperado caso tenha realizado backup.   É  fácil fazer backup wordpress pelo cpanel , vou te ensinar :

 

Fazer backup do seu site ou blog em WordPress é algo aconselhável e extremamente importante . Também é bem simples porém infelizmente poucos o fazem talvez por falta de hábito ou por não parecer tão necessário de imediato . Porém é algo que todos deveríamos nos habituar a fazer pois o seu blog pode ser alvo de algum ataque ou até mesmo ter problemas com o servidor.

Problemas com um plugin podem corromper a instalação,  hackers inescrupulosos podem atacar e derrubar o seu site .

como fazer backup wordpress

 

Até mesmo uma pessoa inexperiente  de seu convívio como uma criança por exemplo que tenha acesso ao seu PC que acidentalmente fora deixado com a tela aberta no cpanel por exemplo por um período minimo  porem suficiente para alguns cliques causarem um dano hehe .  

E mesmo que sua hospedagem tenha backups  é aconselhável  você criar uma pasta em seu computador para esta finalidade também .

Qualquer que seja a forma escolhida para fazer backup wordpress pelo cpanel  pode significar sua salvação caso ocorra alguma tragédia com o seu site hehe.

 

backup-wordpress

É muito mais seguro ter seu próprio backup do que depender de terceiros .   Há plugins que podem realizar a tarefa automaticamente , armazenando em nuvem porem eu por segurança prefiro e recomendo que tenha sempre sua cópia ( ou cópias ) dos dados armazenado em Disco Rígido em uma máquina ( ou mais ) em seu poder . 

Serviços On-Line também podem ser invadidos , alguns arquivos podem ser corrompidos ou o sistema deixar de operar de uma hora para outra e o seu negócio acaba indo literalmente para o espaço  se ao precisar do backup ele não existir.

 

como fazer backup wordpress pelo cpanel

1 –  Crie uma pasta em seu PC para guardar seus Backups.

2 –  Acessar o seu CPanel , logue-se com usuário e senha , vá até  “Arquivos (ou Files) ” .     a opção “Backups”   .

File-Arquivos

 

Está gostando do artigo ?

Inscreva-se em minha lista para receber as Novidades !

 

3 – Abrirá a seguir a tela que permite fazer o Download ou Gerar o backup   .   Selecione  “Backups Parciais ” ou ” Partial Backups ” . Faremos assim o backup e todos arquivos hospedados como os temas , plugins e o próprio wordpress .   Clique em “Diretório Pessoal” ou  “Home Directory” . 

 

Diretorio Pessoal

 

4 – Salvo em sua máquina , agora chegou a hora de baixar o banco de dados ou os Bancos de Dados  caso tenha mais domínios na mesma hospedagem.  Logo mais abaixo basta clicar nos arquivos e baixar um a um os Bancos de Dados . Pode baixar também as Contas de e-mail. 

 

Banco de Dados

5 – Com todos os Arquivos baixados agora basta armazenar dentro da pasta que criou .

Importante manter uma organização . Uma forma de manter organizado é nomear a pasta dando enfase á  a data atual  mais a ultima atualização como troca de tema , instalação de plugin , etc . 

por exemplo : 01-10-2014-tema-centive-one  ,  05-11-2014-plugin-popup-exit

Dessa forma criamos pontos de restauração e se quiser retornar exatamente á condição de determinada data ou evento do qual se recorda é possível e fácil de conduzir.    Procure salvar seus dados uma vez por semana ou sempre que realizar mudança significativa.    Mantenha sempre um período de 20 a 30 dias de informação armazenada ao menos  .

 

Como Restaurar  backup do wordpress pelo cpanel

 

Agora que você já sabe como fazer backup wordpress pelo cpanel , para Restaurar backups da mesma forma basta retornar ao cpanel ,  mesmo caminho dos Passos 1 e 2 e em seguida na caixa ” Restaurar Banco de Dados” você clica em “Escolher arquivo ” , seleciona o arquivo em seu PC e em seguida clica em ” Fazer Upload” subindo os arquivos um a um assim como fez o download . 

 

Restaurar Banco de Dados

Percebeu como é relativamente fácil e não há segredos em Como fazer backup wordpress pelo cpanel e não  compensa correr o risco ? Não se gasta mais do que 10 a 15 minutos na sessão para preservar a segurança do seu Projeto On Line .

Se ficou alguma dúvida , segue um vídeo onde realizo um back-up em minha hospedagem , mesmos passos descritos nessa postagem. 

 

 

.

.

assinatura-recomendacao

Sobre o autor | Website

Uma chamada sobre mim. Me conheça mais!

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em minha lista para receber as Novidades !

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: